top of page
Rua

NOSSA HISTÓRIA

Início da década de 80, momento de grande contestação e fortalecimento dos movimentos populares em busca de alternativas e enfrentamento sobre os rumos políticos e econômicos do país. Surge a proposta da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha de iniciar um trabalho na área social, unindo fé e ação em busca de oportunizar vida digna para a população desprovida de seus direitos.

 

Assim, em 25 de Outubro de 1981, institui-se o Social Bom Jesus iniciando suas atividades através do trabalho Pastoral juntamente com Padre Giuseppe Cavarro e os coordenadores das primeiras comunidades Eclesiais de Base.

 

 

As primeiras ações em prol da constituição da OSC foram lideradas pelo Grupo de Mulheres e o Clube de Mães com caráter voluntário. Utilizavam-se os espaços físicos de suas comunidades para o desenvolvimento do trabalho e das atividades contando com a efetiva participação de seus membros, sendo a maioria mulheres, que dedicaram seu tempo para concretizar as propostas de atendimento.

 

Com a Campanha da Fraternidade de 1987 a qual tinha o lema: “Quem acolhe o menor a mim acolhe”, discutia-se em todo país a situação de risco social e pessoal ao qual estavam expostos milhares de crianças e adolescentes sem acesso a condições mínimas de uma vida digna.

 

Tendo como foco o trabalho com crianças e adolescentes o SBJ inaugura oito creches a partir da mobilização das mães “crecheiras” para o atendimento a crianças na faixa etária de 02 a 06 anos e também de adolescentes através do O.S.E.M. - Orientação Socioeducativa ao Menor (atualmente CCA), sempre contando com doações realizadas pelos coordenadores e Membros da Comunidade atendida.

 

No final da década de 80, surge o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento a crianças de 02 a 06 anos.

 

Conhecedor da grande carência da região e da falta de equipamentos educacionais e sociais, o Social Bom Jesus com auxílio dos pais e pessoas voluntárias da comunidade, expande suas ações com o compromisso de propiciar autonomia para os atendidos/usuários, orientando crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, gestantes e idosos.

Valores

Fraternidade, Igualdade, Justiça, Ética e Respeito.

bottom of page