SASF

 

O Serviço de Assistência Social à Família (SASF) tem o objetivo de fortalecer a função protetiva da família, facilitando o acesso à rede socioassistencial.

O serviço desenvolve proteção social básica no domicílio junto a famílias em situação risco e de vulnerabilidade social, com idosos e pessoas com deficiência. Prevê a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações socioeducativas que visam: o acesso à rede socioassistencial, a garantia de direitos, o desenvolvimento de potencialidades, a participação e ganho de autonomia, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, às situações de risco, exclusão e isolamento dos grupos familiares.

O trabalho social desenvolvido pelo SASF é embasado nos seguintes eixos norteadores: atividades individualizadas, reuniões socioeducativas, reuniões de convivência, visitas domiciliares, oficinas socioeducativas com as famílias dos usuários do Serviço e a busca do fortalecimento de vínculos o que significava também garantir espaços participativos na tomada de decisão e fomentá-los com estratégias socioeducativas.

 

PÚBLICO ALVO
  • Famílias e/ou pessoas beneficiárias de programas de transferência de renda (PTR) e benefícios assistenciais;
  • Pessoa idosa e pessoa com deficiência que vivenciam situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Famílias e/ou pessoas com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.